Olá novamente.
A algum tempo atrás, o amigo Roberto Santos havia me pedido algumas partituras de "
Amém" que eu tenho. Com isso eu tive a idéia de começar uma série de postagens sobre as partes fixas cantadas da missa, como a aclamação ao memorial (da postagem da semana passada), o "Amém", o "Santo", e por aí vai.
Já comecei na semana passada, e hoje vou postar uma série de 6 "améns" que cantamos aqui, para quem tiver interesse.
Provavelmente vocês já conheçam a maioria, mas alguns são novos.
"Amém" é uma palavra que vem do hebraico, e significa "assim seja". Todas as orações (ou a maioria delas) são fechadas com um "amém", inclusive na Santa Missa.
Obs:. Quanto ao Pai-Nosso da missa,
não se deve dizer "amém" depois de "livrai-nos do mal", pois a oração continua com “Livrai-nos de todos os males, ó Pai..." e acaba só quando dizemos "Vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre".
De acordo com as palavras de Ir. Miria no último encontro que ela realizou aqui em São José dos Pinhais (como eu disse
nessa postagem), o
Amém que respondemos após a Oração Eucarística é o mais importante de toda a missa, e por isso costuma ser cantado. Inclusive, uma das partituras do PDF dessa postagem foi composto pela Ir. Miria T. Kolling.
Assim como a Aclamação ao Memorial ("Anunciamos", "Salvador do mundo", etc"), normalmente se canta apenas se o celebrante cantar o que vem antes. Como no caso do Amém, se o padre cantar o "Por Cristo, com Cristo e em Cristo...", canta-se o
Amém. Caso contrário, apenas se recita.
Então, quem precisar ou tiver interesse pode baixar as partituras e cantar em sua comunidade. Mas não esqueça do que eu disse na outra postagem: Quando forem mudar a melodia de alguma parte fixa, ensaie antes da missa com as pessoas da comunidade para que elas cantem junto com você!
Partitura:
https://www.dropbox.com/s/4gmh5b6f5hvj2s9/Amens.pdf?dl=0