Texto e imagem principal: Karina Rina
A
paz de Jesus e o amor de Maria!
"Tu es Petrus" (Imagem na Basílica de S. Pedro, Vaticano) |
Hoje nossa Santa Igreja celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos, grandes mártires e fiéis seguidores de Cristo. Dois homens chamados por Deus à conversão das almas. Dois homens que guiaram a Igreja primitiva com fé, esperança e caridade.
São Pedro foi um pescador humilde, um homem impetuoso, que um dia teve sua vida transformada após o encontro com Jesus Cristo. Esse homem que certa vez pede a Deus para caminhar sobre as águas, mas que começa a afundar quando sente medo (Mt 14, 22-33), é o mesmo que prometeu morrer por Cristo mas O nega por três vezes (Mc 14, 66-72). Ainda assim, mediante sua fragilidade humana, Cristo o elege para ser o primeiro Papa da Igreja Católica: “Tu és Pedro e sobre esta pedra, edificareis a Minha Igreja.” (Mt 16, 18); “Simão, filho de Jonas, amas-me? Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 15-19). Isso só comprova a frase de Bento XVI logo quando eleito Pontífice: “Consola-me saber que Deus sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes”. Deus faz de um humilde pescador, um pescador de almas. Deus capacita aquele que, aos olhos do mundo, não tinha capacidade ou preparo suficientes para uma missão tão grandiosa.
São Paulo - Imagem da basílica de São Paulo Extramuros, Roma |
São Paulo foi grande perseguidor dos cristãos da igreja primitiva, até o dia em quê Deus se manifesta à ele: “Saulo, Saulo, por que me persegues? (Atos 9:4)”. Aquele que perseguia a Cristo, tornou-se fiel seguidor, difundindo o evangelho à todas as criaturas, exortando e vivenciando a palavra de Deus todos os dias através do Espírito Santo: “E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” (I Coríntios 2:4-5). Aquele que era perseguidor, tornou-se objeto de perseguição: “Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou” (2 Timóteo 3:11).
Queremos hoje agradecer a Deus por suscitar nos corações desses homens o chamado à conversão. Queremos agradecer a esses homens porque deram seu sim para a missão evangelizadora, porque sofreram na carne perseguições mas repousaram sua confiança em Deus. Nós também somos chamados a seguir a Cristo, ainda que sejamos impetuosos, medrosos ou neguemos a Cristo, ainda que persigamos a opinião da Igreja em determinados aspectos ou vivemos no pecado. Somos chamados a uma mudança de vida e de mentalidade. Somos chamados a sermos pescadores de almas e testemunhas da verdade que é uma só. Que nessa data festiva, possamos nos abrir inteiramente a ação do Espírito Santo para que se manifeste em nós e através de nós a palavra de Deus, levando-nos a melhorar o nosso servir e o nosso seguir a Cristo e à Igreja. Que assumamos a nossa identidade cristã de uma vez por todas, sem nos escondermos atrás de máscaras que o mundo nos dispõe.
Que Deus abençoe a todos nós. São Pedro e São Paulo, roguem por nós.
___ ___ ___ ___ ___
Seguem algumas músicas dedicadas a nosso padroeiro São Pedro!
Aleluia! Tu és Pedro
Tom: E
Hino a São Pedro (Ó São Pedro, pedra forte)
Tom: D
Com Pedro e com Paulo (Toda a Igreja unida celebra)
Tom: D
São Pedro, amastes o Senhor
Tom: G