10/07/2012

Partes Fixas #1 - Aclamação ao Memorial

Olá, amigos.

Na Celebração Eucarística temos um momento muito importante, no final da Consagração, onde o celebrante diz: "Eis o Mistério da Fé", ou "Tudo isso é Mistério da Fé", e a assembléia responde com o verso seguinte, que pode variar de acordo com o dia.

Dependendo do costume do padre ou da comunidade, esse verso é cantado (normalmente se o padre diz o "Eis o Mistério da Fé" cantando, responde-se cantando também), mas muita gente acaba resolvendo não cantar, por não conhecer uma melodia certa para a resposta ou por não ter partitura na hora. 

Por isso, hoje vou postar aqui para vocês uma pequena compilação das melodias que costumamos cantar aqui na minha paróquia, e em outras que eu já fui também.
São duas do "Salvador do mundo, salvai-nos", uma "Todas as vezes que comemos deste pão", uma "Toda vez que se come deste pão" e uma "Anunciamos, Senhor, a vossa morte".

Treine com seu grupo de canto, procure novas melodias por aí. É bom inovar. Mas lembre-se de que sempre que se resolve cantar algo novo, principalmente em uma parte fixa da missa como essa, onde a assembléia precisa responder, deve-se ensaiar um pouco antes da missa para que todos se habituem com  essa nova melodia.

Confira as postagens anteriores das Partes Fixas da Missa:
#2 - Amém
#3 - Santo
#4 - Glória
#5 - Cordeiro de Deus#6 - Oração do Pai Nosso

Aí vão as partituras!

Tamanho: 175 kb

https://www.dropbox.com/s/8bnn5fu10bej5rn/Aclama%C3%A7%C3%B5es%20ao%20memorial.pdf?dl=0




2 comentários:

  1. Obrigado, já fazia tempo que estava procurando!

    ResponderExcluir
  2. há tempos vinha procurando por partituras dessas aclamações memoriais, mas quando baixei o arquivo e imprimi, percebi na segunda folha onde está o: "toda vez que se come deste pão, toda vez que bebe deste vinho..." a partitura está incompleta. Poderiam verificar e fazer uma nova postagem? Ou enviar diretamente no meu e-mail: souza.rita@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!
Por favor, identifique-se!