07/01/2014

A festa do Batismo do Senhor

Por: Matheus H.

"Este é meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado".

A festa do Batismo do Senhor faz parte das "festas epifânicas", isto é, das festas que celebram a manifestação do Senhor.
Todos os Evangelhos descrevem profundamente a missão de Cristo a partir do Batismo no Jordão e revelam o profundo significado teológico desse Batismo. Com esse acontecimento, Jesus inaugura a sua vida pública.
Na 1ª leitura deste final de semana, o texto traz o primeiro cântico do Servo Sofredor. Sobre este humilde servo repousa o Espírito do Senhor e a sua missão é proclamar o direito dos povos.
A tradição cristã viu o cumprimento da figura do servo em Jesus, cujo Batismo no Jordão significa a sua unção como servo amado do Pai e salvador do mundo.

Diante desta leitura do Profeta Isaías, me recordo de um canto do Caminho Neo Catecumenal, que fala justamente as mesmas palavras de Isaías:


A 2ª leitura, retirada do Ato dos Apóstolos faz parte do discurso do Pedro na narrativa da conversão do Pagão Cornélio. É uma síntese da proclamação do Evangelho. O testemunho apostólico partia sempre do Batismo de Jesus no Jordão: aí aconteceu a investidura messiânica de Cristo, aí "Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder; e Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os que estavam dominados pelo diabo, porque Deus estava com ele" (v.38).
Com o Batismo de Cristo no Jordão, termina o exílio de toda a humanidade, e inicia a missão sacerdotal, profética e régia de Cristo, que será transmitida ao povo de Deus, sinal de salvação para todos os homens.
O Evangelista Mateus acrescenta o diálogo com o Batista: a vontade de Jesus de ser batizado não depende do fato de que Ele tenha pecados para serem perdoados, mas porque veio "cumprir toda a justiça". Ora, a justiça "cumprida", a salvação escatológica é precisamente a vitória sobre o mal, a "purificação" do pecado que Jesus, enquanto Ele está orando; isso parece lembrar mais diretamente a praxe da comunidade cristã; os cristãos oravam no momento da efusão do Espírito e no momento da celebração do Batismo, a fim de que o Espírito descesse sobre o batizado.
O Batismo de Cristo é, portanto, o protótipo do Batismo cristão: Ele foi batizado não por causa dos seus pecados, mas por causa dos nossos.

 Clique aqui para conferir as partituras que sugerimos para este dia


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcNGu_GoVuKrmZDsurjjmOnsL7F8fV8AEHgg41O0ZfYqGCHtn9EzxxeZdsZGtZ023l6hkOBNx4kgnDI73tok1qTgNN3ktNrpftRsN0e_V3vgz7UA5mvGEMwUS9K8_lKVeUSy3r9_aVqfc/s1600/batismo+de+jesus.jpg

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer toda equipe do Sao Pedro Partituras por terem me enviado a partitura da musica Por amor dos Anjos de resgate. Pedi e logo fui atendido. Deus lhes pague.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!
Por favor, identifique-se!