Por: Matheus H.
"Este é meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado".
"Este é meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado".
A festa do Batismo do Senhor faz parte das "festas epifânicas", isto é, das festas que celebram a manifestação do Senhor.
Todos os Evangelhos descrevem profundamente a missão de Cristo a partir do Batismo no Jordão e revelam o profundo significado teológico desse Batismo. Com esse acontecimento, Jesus inaugura a sua vida pública.
Na 1ª leitura deste final de semana, o texto traz o primeiro cântico do Servo Sofredor. Sobre este humilde servo repousa o Espírito do Senhor e a sua missão é proclamar o direito dos povos.
A tradição cristã viu o cumprimento da figura do servo em Jesus, cujo Batismo no Jordão significa a sua unção como servo amado do Pai e salvador do mundo.
Diante desta leitura do Profeta Isaías, me recordo de um canto do Caminho Neo Catecumenal, que fala justamente as mesmas palavras de Isaías:
A 2ª leitura, retirada do Ato dos Apóstolos faz parte do discurso do Pedro na narrativa da conversão do Pagão Cornélio. É uma síntese da proclamação do Evangelho. O testemunho apostólico partia sempre do Batismo de Jesus no Jordão: aí aconteceu a investidura messiânica de Cristo, aí "Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder; e Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os que estavam dominados pelo diabo, porque Deus estava com ele" (v.38).
Com o Batismo de Cristo no Jordão, termina o exílio de toda a humanidade, e inicia a missão sacerdotal, profética e régia de Cristo, que será transmitida ao povo de Deus, sinal de salvação para todos os homens.
O Evangelista Mateus acrescenta o diálogo com o Batista: a vontade de Jesus de ser batizado não depende do fato de que Ele tenha pecados para serem perdoados, mas porque veio "cumprir toda a justiça". Ora, a justiça "cumprida", a salvação escatológica é precisamente a vitória sobre o mal, a "purificação" do pecado que Jesus, enquanto Ele está orando; isso parece lembrar mais diretamente a praxe da comunidade cristã; os cristãos oravam no momento da efusão do Espírito e no momento da celebração do Batismo, a fim de que o Espírito descesse sobre o batizado.
O Batismo de Cristo é, portanto, o protótipo do Batismo cristão: Ele foi batizado não por causa dos seus pecados, mas por causa dos nossos.
Clique aqui para conferir as partituras que sugerimos para este dia
Clique aqui para conferir as partituras que sugerimos para este dia
Gostaria de agradecer toda equipe do Sao Pedro Partituras por terem me enviado a partitura da musica Por amor dos Anjos de resgate. Pedi e logo fui atendido. Deus lhes pague.
ResponderExcluir