13/09/2021

Hino de Nossa Senhora das Dores

 Olá, amigos!


O dia de Nossa Senhora das Dores se aproxima e a Igreja nos convida a contemplar as sete dores d'Aquela que teve a Graça de padecer com Cristo:

1 - Profecia de Simeão (Lucas 2, 34 - 35)
2 - Fuga para o Egito (Matheus 2, 13 - 21)
3 - A perda do Menino Jesus no templo (Lucas 2, 41 - 51)
4 - Encontro com Jesus carregando a Cruz (Lucas 23, 27 - 31)
5 - Morte de Jesus (João 19, 25 - 27)
6 - Maria recebe o corpo de Jesus (Matheus 27, 55 - 61)
7 - Sepultamento de Jesus (Lucas 23, 55 - 56)

Nesse contexto, durante a Idade Média foi escrita uma Sequência, o "Stabat Mater". Nele podemos meditar sobre a unidade do sacrifício de Maria com o de seu filho Jesus e compreender que Nossa Senhora fez o ato de fé mais perfeito dentre os homens, nos dando o exemplo de como o coração humano deve ser: um coração amante e apaixonado por Jesus!

Abaixo, deixo algumas sugestões de partituras e vídeos do "Stabat Mater":

Stabat Mater - Gregoriano:
https://www.dropbox.com/s/vmn1lsi0yco5ovc/Stabat%20Mater%20gregoriano.pdf?dl=0

Stabat Mater - Frisina:
https://www.dropbox.com/s/eq73v2cak0vtwsr/Stabat%20Mater%20-%20marco%20frisina.pdf?dl=0

Estava a Mãe dolorosa: - Maria do Rosário:
https://www.dropbox.com/s/0lsz7mzqh21kio2/stabat%20mater%20dolorosa.pdf?dl=0





Stabat Mater Completo



Deixo sugestão de duas melodias do hino de Nossa Senhora das Dores, contidos no hinário "Cecília":

Pecadores redimidos - 413:
https://www.dropbox.com/s/vr9d1e1eppe3cv4/Pecadores%20redimidos.pdf?dl=0


Virgem dolorosa - 412:
https://www.dropbox.com/s/v8xiyvcpxiechbw/Virgem%20dolorosa.pdf?dl=0



Para finalizar, deixo com vocês a meditção de Santo Afonso de Ligório acerca da sétima dor de Maria:

"Ó minha Mãe dolorosa, não vos quero deixar chorando sozinha. Quero acompanhar-vos com minhas lágrimas. Esta graça hoje vos peço: obtende-me uma contínua memória com uma terna devoção à Paixão de Jesus e à vossa, para que os dias que me restam de vida me não sirvam senão para chorar vossas dores, ó minha Mãe, e as de meu Redentor. Essas vossas dores, espero eu, na hora de minha morte, me hão de dar coragem, força e confiança para não desesperar à vista do muito que ofendi ao meu Senhor. E elas me hão de impetrar o perdão, a perseverança e o paraíso, onde espero depois alegrar-me convosco, e cantar as misericórdias infinitas de meu Deus, por toda a eternidade. Assim o espero, assim seja. Amém. "


Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!
Por favor, identifique-se!