05/08/2013

Partes Fixas #6 - Oração do Pai-Nosso

Olá, amigos!

Voltando a falar das músicas das Partes fixas da missa, chegou a vez de postar sobre o Pai-Nosso.
Como todos sabemos, e como é proclamado pelo celebrante na missa, essa é a oração que o próprio Senhor Jesus Cristo ensinou aos seus discípulos, como podemos encontrar em Mateus 6, 9-13: 
9. Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome;
10. venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
11. O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
12. perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam;
13. e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

É costume em muitas paróquias que essa oração seja cantada, e existem diversas melodias criadas para ela. No entanto, infelizmente vemos muitos lugares em que se cantam versões inapropriadas do
Pai-Nosso...
Existe aquela versão que eu postei aqui no blog, que muitos chamam de "Pai-Nosso do Padre Marcelo" (se alguém sabe o compositor correto, por favor me informe), que de fato é uma belíssima música, mas que não é apropriada para ser tocada nesse momento da celebração. Além de alguns trechos da letra terem sido alterados, existe o refrão que em nada condiz com a oração original. Por favor, não toquem essa música na missa!

Outro detalhe que muitas pessoas se esquecem: após a oração do Pai-Nosso da missa não se diz "amém", pois o celebrante prossegue com os pedidos: "Livrai-nos de todos os males, ó Pai (...) enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador." e todos dizem "Vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre". E além disso, apenas o celebrante deve levantar as mãos durante a oração.

Confira as postagens anteriores das Partes Fixas da Missa:
#1 -  Aclamação ao memorial
#2 - Amém
#3 - Santo
#4 - Glória
#5 - Cordeiro de Deus

A seguir, algumas partituras de melodias para o Pai-Nosso. A primeira é a tradicional, que quase todo mundo deve conhecer. A segunda foi composta pelo Pedro Maoski, aqui da minha comunidade, e as duas seguintes são as gregorianas, sendo uma em latim e a outra em português (a melodia é quase a mesma nas duas).

Pai Nosso "tradicional"
Tom: D
http://files.spdpartituras.webnode.com/200000215-3c2ce3d267/Pai%20nosso%20br.pdf

Pai Nosso - Pedro Maoski (vídeo no fim da postagem)
Tom: C
http://files.spdpartituras.webnode.com/200000218-98bcf9aaf2/Pai%20Nosso%20pm.pdf

Pai-Nosso gregoriano - em latim
Tom: F
http://files.spdpartituras.webnode.com/200000216-6909b6afd4/pater%20noster%20-%20lt.pdf

Pai-Nosso gregoriano - em português
Tom: C#m
http://files.spdpartituras.webnode.com/200000217-894358a3d2/pater%20noster%20-%20pt.pdf

Vídeos:

Pai-Nosso do Pedro Maoski, cantado pelo grupo Luz do Amanhecer, aqui em minha comunidade:



Pai-Nosso gregoriano em latim, com o Papa João Paulo II


Pai-Nosso gregoriano em português, cantado na minha comunidade. Matheus Rosário no órgão e grupo de cantos São Pedro.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário!
Por favor, identifique-se!