24/03/2015

Quaresma e Páscoa (Parte 1)


Por Messias Freire

    A cada ano a Igreja se une ao mistério de Jesus no deserto, no período de quarenta dias, denominado quaresma, onde vivemos um tempo de penitência, reflexão, espiritualidade, de conversão pessoal e social, especialmente através do jejum, da esmola e da oração, conforme podemos ver no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, 1-6.16-18, onde nos exorta que devemos fazer nossas obras em segredo, de forma sucinta, é isso que é proclamado na Quarta-feira de Cinzas, rito em preparação às festas pascais. São cinco domingos mais o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, onde inicia-se a Semana Santa, chamada também de Semana Maior. Este é um tempo forte, distinto, renovador, em que fazemos nosso trajeto para a Páscoa, renovando nossa fé, nossos compromissos batismais, aperfeiçoando a oração, o amor a Deus e a solidariedade para com todos. O rigor nesse período, deve ser manifestado nas celebrações nos gestos e símbolos, como também no canto, para depois salientar a alegria da ressurreição, transbordada na Páscoa do Senhor.

Nesse período a cor roxa, as cinzas e a cruz lembram o caráter penitencial, de conversão, de sobriedade, bem como o espaço celebrativo que deve ser sóbrio, sem ornamentação nem flores no altar, podendo colocar galhos secos salientando mais a nuance do perdão, da espiritualidade.

Na quaresma também não se recita nem se canta o “Glória”, bem como o “Aleluia”, que são aclamações jubilosas, marcadas pela festa e alegria, o que não combina com esse tempo, pois esse é um tempo de favorecer o silêncio musical devendo os instrumentos acompanhar os cantos de forma discreta, sustentando o canto, por exemplo a utilização d um teclado ou um violão apenas, silenciando os demais, manifestando o caráter penitencial desse tempo, sendo sua função apenas “prática”, na medida do necessário, para apoiar o canto.

Cada tempo litúrgico tem seus cantos próprios, assim também é na Quaresma. Cantos que proclamem o conteúdo, os temas, a Palavra de Deus, afinal o aspecto do mistério pascal que solenizamos. É necessário saber escolher bem os cantos, que agucem a conversão, o perdão, a fraternidade e solidariedade, a vida, a luz, inspirados no Evangelho do dia. Mas sempre com os pensamentos voltados para a Páscoa de Jesus, mistério central que celebramos em nossas liturgias.
                Neste tempo acontece no Brasil, já há mais de 40 anos, a Campanha da Fraternidade, propondo durante muito tempo, cantos adequados ao tema de cada ano, sendo uma riqueza para todos, porém limitou o repertório dos cantos quaresmais, cantos tradicionais e que já estão na memória do povo, fazem parte do repertório, como Pecador, agora é tempo... O vosso coração de pedra... Prova de amor maior não há...

Orienta-se que não se cante o Abraço da Paz, que, aliás, nem faz parte do rito, porém valorizar mais o canto que acompanha a fração do pão, o “Cordeiro de Deus”, pois Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. O Ato Penitencial também deveria ser mais valorizado, além das aclamações e pequenos refrãos de oração. O canto final poderia ser omitido, deixando o povo sair em silêncio, forma que demonstraria o sentido do tempo em que está se vivendo, um tempo de reflexão, de compaixão, de piedade e perdão. A resposta à Oração dos fiéis, que em geral é “Senhor, escutai a nossa prece”, poderia ser substituída por, “Jesus, Filho de Deus, tem compaixão de nós!” além de outras, sugeridas pelo Missal Dominical.


É importante além de tudo, intensificar o silêncio, criar um clima de oração já antes do início da Celebração, com orações, mantras que levem a assembleia a meditar, refletir sobre sua vida, sobre a vida do irmão, sobre as coisas que estão ao seu redor, devendo se possível prolongar essa meditação durante o decorrer da celebração, sobretudo no Ato penitencial, na Oração da Coleta, entre as leituras, durante as Proclamações das leituras, após a Comunhão, enfim durante toda a celebração e durante a nossa vida.

___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

Essa foi a primeira postagem do novo integrante do blog: Messias Freire!
Ele irá ajudar na parte de formação do nosso blog, compartilhando conhecimento a respeito de Música, Liturgia e demais assuntos relacionados à nossa Igreja.
Seja bem vindo à equipe, Messias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!
Por favor, identifique-se!